A preservação das comunas camponesas russas e a construção do socialismo:análise dos rascunhos de carta de Karl Marx - Vera Zasulitch (1881)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28819Palavras-chave:
comunas camponesas, comunismo, Karl Marx, Vera ZasulitchResumo
Este artigo problematiza sobre as comunas camponesas russas e suas possibilidades de transformação, para uma forma superior de organização socialista ou, para sua total desintegração, a partir dos quatro rascunhos de cartas e da resposta enviada de Karl Marx para Vera Zasulitch. Sob vários aspectos estes documentos são relevantes para compreender as questões agrárias daquele país no final do século XIX, dentre eles destaca-se sua interpretação substantiva das peculiaridades materiais da comuna camponesa, e, o potencial que essa forma social apresentava para constituir o núcleo de uma rota alternativa ao socialismo russo.
Downloads
Referências
J. Blum, Lord and Peasant in Russia: From the Ninth to the Nineteenth Century (Princeton University Press, 1961)
KEMP, Tom. A Revolução industrial na Europa do século XIX. Tradução de José Marcos Lima, Lisboa: Edições 70, 1987.
MARX, K.H.; ENGELS, F. Manifesto Comunista (trad. Álvaro Pina, São Paulo, Boitempo, 1998), p. 73. (N. T.)
MARX, Karl. Carta a Vera Zasulitch, 1881. In: SHANIN, Teodor. Marx tardio e a via russa – Marx e as periferias do capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
MARX, Karl. O capital: crítica à economia política. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1991.
SHANIN, Teodor. Marx tardio e a via russa – Marx e as periferias do capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
SILVA.Ligia Maria Osorio. Lenin: a questão agrária na Rússia. Miolo_Rev_Critica_Marxista, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).