A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28683Palavras-chave:
práxis, teoria, prática, formação de professores.Resumo
Este artigo tem como objetivo definir e discutir as categorias teoria, prática e práxis na tradição do materialismo histórico e dialético a partir do filósofo hispano-mexicano Adolfo Sánchez Vázquez e seus desdobramentos para a educação, em especial, para o campo da formação de professores. Concluímos que a separação entre teoria e prática produz concepções formativas instrumentais como a racionalidade técnica e a racionalidade prático-utilitária, respectivamente. Por outro lado, defendemos a necessidade da práxis como fundamento dos processos formativos de futuros professores, uma vez que se trata de um curso que prepara para uma futura prátia profissional, ou seja, demanda conhecimento e intervenção na realidade social.
Downloads
Referências
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Trad. Maria Encarnación Moya. 2a ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociles – Clacso: São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora Brasiliense. 2a Ed. 1988.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).