A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28683

Palavras-chave:

práxis, teoria, prática, formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo definir e discutir as categorias teoria, prática e práxis na tradição do materialismo histórico e dialético a partir do filósofo hispano-mexicano Adolfo Sánchez Vázquez e seus desdobramentos para a educação, em especial, para o campo da formação de professores. Concluímos que a separação entre teoria e prática produz concepções formativas instrumentais como a racionalidade técnica e a racionalidade prático-utilitária, respectivamente. Por outro lado, defendemos a necessidade da práxis como fundamento dos processos formativos de futuros professores, uma vez que se trata de um curso que prepara para uma futura prátia profissional, ou seja, demanda conhecimento e intervenção na realidade social.

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Referências

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Gimenes, C. I. (2019). A teoria e a prática na formação inicial de professores: algumas definições. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 267–276. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28683