A modernidade capitalista e o papel da educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28272Palavras-chave:
Sociedade capitalista, Trabalho, Alienação, EducaçãoResumo
Este artigo se constituiu a partir de estudos bibliográficos com o objetivo de elucidar como se estrutura a sociedade capitalista numa perspectiva materialista histórica, buscando esclarecer a transformação da atividade vital do homem, o trabalho, em uma atividade alienada e alienante, caracterizada pela perca de sentido do trabalho que deveria proporcionar a auto realização humano genérica. Diante dessa problemática procuramos apontar o importante papel da educação como ferramenta que pode auxiliar na superação do processo da alienação diante da modernidade capitalista.
Downloads
Referências
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução a Filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2003.
SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: SOUZA; J. dos S.; ARAUJO, R. et al. (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. 1. ed. Maringá: Práxis: Massoni, 2010. p. 133-157.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).