A modernidade capitalista e o papel da educação

Autores

  • Aline Maestre Polido SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Fátima Aparecida de Souza Francioli UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28272

Palavras-chave:

Sociedade capitalista, Trabalho, Alienação, Educação

Resumo

Este artigo se constituiu a partir de estudos bibliográficos com o objetivo de elucidar como se estrutura a sociedade capitalista numa perspectiva materialista histórica, buscando esclarecer a transformação da atividade vital do homem, o trabalho, em uma atividade alienada e alienante, caracterizada pela perca de sentido do trabalho que deveria proporcionar a auto realização humano genérica. Diante dessa problemática procuramos apontar o importante papel da educação como ferramenta que pode auxiliar na superação do processo da alienação diante da modernidade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maestre Polido, SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/FAFIPA (2011), especialização em Alfabetização Matemática pela Faculdade São Braz (2014), Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR (2018). Desde 2015 é pedagoga da SEED, atuando em escolas estaduias do Paraná no Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Têm experiência no ensino fundamental I, onde atuou na rede municipal de Paranavaí - PR. Participa do grupo de pesquisa GTPEC - Grupo de Pesquisa Estudo das teorias e práticas pedagógicas na perspectiva crítica da educação escolar.

Fátima Aparecida de Souza Francioli, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

Graduação em Pedagogia com Supervisão Escolar pela Universidade do Oeste Paulista (1996), especialização em Didática pela Associação de Ensino de Marilia (1987), especialização em Formação de Educadores Academicos para EAD pela Universidade federal do Mato Grosso (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e doutora em Educação Escolar pela UNESP - Campus de Araraquara/SP (2012). Desde 2006 é docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí, no curso de Pedagogia. Em 2013 ingressou no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar - PIPIFOR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, prática de ensino e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, series iniciais do ensino fundamental, metodologias de ensino.

Referências

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução a Filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.

LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2003.

SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: SOUZA; J. dos S.; ARAUJO, R. et al. (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. 1. ed. Maringá: Práxis: Massoni, 2010. p. 133-157.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Polido, A. M., & Francioli, F. A. de S. (2019). A modernidade capitalista e o papel da educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 236–244. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28272