Da filosofia aos fundamentos filosóficos da educação – primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.28152Palavras-chave:
Atitude filosófica. Reflexão filosófica. Autoconstrução humanaResumo
Este artigo é dirigido aos discentes dos cursos de licenciatura. Interroga sobre a atitude/reflexão filosóficas e a natureza essencial da educação a fim de chegar aos fundamentos filosóficos da educação caso atenda aos valores sócio-humano genéricos e não à Pedagogia do Capital, alicerçada no irracionalismo pós-moderno.Downloads
Referências
CHAVES, Eduardo O. C. Prefácio. In: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da Educação – uma visão crítica. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Trad. João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GOERGEN, Pedro. Questões im-pertinentes para a Filosofia da Educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n.3, p. 589-606, set./dez. 2006.
IASI, Mauro Luis. A rebelião, a cidade e a consciência. In: MARICATO, Ermínia [et. al.] Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. 1 ed. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. (Tinta vermelha)
JIMENEZ, Susana; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. Erradicar a pobreza e reproduzir o capital: notas críticas sobre as diretrizes para a Educação do Novo Milênio. Cadernos de Educação. FAE/PPGE/UFPeL/ Pelotas, nº 28, p. 119-137, jan./jun., 2007.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família, ou, Crítica da crítica crítica contra Bruno Bauer e seus seguidores. Trad. Sérgio José Schirato. São Paulo: Centauro, 2001.
MÉSZÁROS, István. Marx: A Teoria da Alienação. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. A educação sob o domínio do capital. Revista Arma da Crítica, ano 3, nº 3, dezembro, 2011.
_____________________________; MACENO, Talvanes Eugênio. Educação, reprodução social e crise estrutural do capital. In: BERTOLDO, Edna; MOREIRA, Luciano Accioly Lemos; JIMENEZ, Susana (organizadores). Trabalho, educação e formação humana frente a necessidade histórica da revolução. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
NEVES, Lucia Maria Wanderley. (Org.) A Nova Pedagogia da Hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
___________________________. (Org.) Direita para o social e Esquerda para o Capital – intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Educação – do senso comum à consciência filosófica. 15 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção educação contemporânea)
_________________. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 5)
SCALFARI, Eugenio. Attualità del’Illuminismo. Roam-Bari: Editori Laterza, 2001.
SEVERINO, Antonio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n 3, p. 619-634, set./dez. 2006.
TEIXEIRA, Evilázio Francisco Borges. A educação do homem segundo Platão. São Paulo: Paulus, 1999. (Filosofia)
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da educação)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).