EDUCAÇÃO SOCIALISTA

Autores

  • Nereide Saviani

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27963

Palavras-chave:

Educação Socialista, Práticas, Teóricos

Resumo

Apresenta-se entrevista com a Professora Nereide Saviani, concedida às organizadoras desta edição, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão onde reflete sobre Educação Socialista, suas práticas, seus teóricos e desafios que se colocam à escola pública brasileira quando aponta elementos para da sua efetivação. 

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Biografia do Autor

Nereide Saviani

NEREIDE SAVIANI possui graduação em Pedagogia (1972) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela PUC-SP (1981) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, (1993). De 1994 a 2001 atuou como docente-pesquisadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em História e Filosofia da Educação (hoje, Educação: História, Política, Sociedade) da PUC-SP. E de 2002 a 2008, no Mestrado Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos. Tem experiência na área de Educação, com atuação no Ensino Básico (como docente, supervisora pedagógica, integrante de equipes de elaboração curricular e consultora de redes de ensino público). Seus estudos, pesquisas e publicações enfatizam Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, com destaque para os seguintes temas: fundamentos da educação escolar, currículo e organização do trabalho pedagógico, formação do educador, políticas educacionais. É autora do livro: SABER ESCOLAR, CURRÍCULO E DIDÁTICA: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 6. ed. revista, Campinas: Autores Associados. 2010. [1. ed. 1994; 2.ed. revista, 1998; 3 ed. revista, 2000; 4. ed. revista e ampliada, 2003; 5. ed. 2006; 6. ed. 2010]. Atualmente é Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois. Email: ereide.saviani@gmail.com

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Saviani, N. (2018). EDUCAÇÃO SOCIALISTA. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(2), 232–239. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27963