A relação dialética entre subjetividade e objetividade: materialismo histórico e psicologia histórico-cultural

Autores

  • Camila Azevedo Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.27465

Palavras-chave:

materialismo histórico, psicologia histórico-cultural, relação subjetividade-objetividade

Resumo

Considerando a necessária indissociabilidade entre sujeito e objeto enquanto orientação fundamental para manter o rigor teórico-metodológico nas análises alicerçadas no materialismo histórico, a presente resenha tem como objeto a obra “Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice”, uma vez que constitui uma importante contribuição pela compreensão basilar de que o desenvolvimento humano é cultural, histórico e socialmente condicionado pela totalidade indivíduo/realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Azevedo Souza, Universidade Federal Fluminense

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Vinculada ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE-UFF) e ao Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores. 

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Souza, C. A. (2019). A relação dialética entre subjetividade e objetividade: materialismo histórico e psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 325–332. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.27465