REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa

Autores

  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27355

Palavras-chave:

Reformas Educacionais, Políticas Educacionais, Políticas Curriculares, Resistência Ativa, BNCC

Resumo

O presente texto refere-se a um ensaio crítico e contextualizado que aborda o contexto histórico, político e econômico aonde se delineiam e se ajustam as atuais reformas educacionais. O propósito é compreender as atuais reformas educacionais a fim de delinear as suas ameaças, evidenciar as constatações e destacar a necessária resistência ativa para o enfrentamento na construção das atuais políticas educacionais. Apresentam-se as proposições metodológicas à luz do Materialismo Histórico ao conceituar Homem, Educação, Política e Estado e Luta de Classes para então, assimilar a conjuntura histórica, política, econômica e social vigente, a fim de assentar o debate da reforma educacional e as políticas curriculares produzidas no tempo presente. Por conseguinte, elucida-se sobre os aspectos dessa reforma educacional a fim de respondermos o que representa e as implicações da aprovação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC) em um contexto de crise política e econômica em iminência no país.

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Biografia do Autor

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá

Líder do Grupo de estudos e pesquisas em políticas educacionais, gestão e financiamento da educação - GEPEFI/CNPq

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Moreira, J. A. da S. (2018). REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 199–213. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27355