A potência crítico-criativa do humor e do riso na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.26601

Palavras-chave:

humor, riso, educação, materialismo histórico.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o humor e o riso como uma dimensão possível, quiçá necessária, do processo educativo, sobretudo por sua potência crítico-criativa. Acreditamos que essa potência reside não só em sua qualidade de tornar o processo educativo mais leve e agradável, mas especialmente em sua capacidade de fazer vacilar o estabelecido (a sociedade capitalista), o sedimentado (a cultura burguesa), criando, assim, aberturas, deslocamentos e rupturas no seio do real, da ordem social e pedagógica vigente.

 

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Biografia do Autor

Guilherme Torres Corrêa, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/ Professor Contratado

Bacharel e Licenciado em Filosofia (USP), Doutor em Educação (USP).

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

Corrêa, G. T. (2019). A potência crítico-criativa do humor e do riso na educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 91–106. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.26601