A potência crítico-criativa do humor e do riso na educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.26601Palavras-chave:
humor, riso, educação, materialismo histórico.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender o humor e o riso como uma dimensão possível, quiçá necessária, do processo educativo, sobretudo por sua potência crítico-criativa. Acreditamos que essa potência reside não só em sua qualidade de tornar o processo educativo mais leve e agradável, mas especialmente em sua capacidade de fazer vacilar o estabelecido (a sociedade capitalista), o sedimentado (a cultura burguesa), criando, assim, aberturas, deslocamentos e rupturas no seio do real, da ordem social e pedagógica vigente.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. O riso e o risível: na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.: FGV, 1999.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
GOLDMANN, Lucien. A reificação. In: ______. Dialética e Cultura. 3ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
GORDON, Mordechai. Humor, Laughter and Human Flourishing: A Philosophical Exploration of the Laughing Animal. New York: Springer, 2014.
GRIFFITHS, Morwenna; PETERS, Michael A. ‘I Knew Jean-Paul Sartre’: Philosophy of education as comedy. Educational Philosophy and Theory, v. 46, n. 2, p. 132–147, 2014.
HARVEY, David. The body as an accumulation strategy. In:______. Spaces of hope. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2000.
IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. 2a ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
KONDER, Leandro. Barão de Itararé: o humorista da democracia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
______. On laughter. In: SATTERWHITE, James H. (org.). The crisis of modernity: Karel Kosik’s essays and observations from the 1968 era. Boston: Rowman & Littlefield, 1995.
LARROSA, Jorge. Elogio do riso. In:______. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
MINTO, Lalo Watanabe. A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil. São Paulo: Outras Expressões, 2014.
NEVES, Luiz Felipe Baêta. O paradoxo do coringa e o jogo do poder & saber. Rio de Janeiro: Edições Achiamé Ltda, 1979.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32ª ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 7ª ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Universidade, cidade, cidadania. São Paulo: Hedra, 2014.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2ª ed. Buenos Aires: Clacso : São Paulo: Expressão Popular, 2011.
VLIEGHE, Joris. Laughter as Immanent Life-Affirmation: Reconsidering the educational value of laughter through a Bakhtinian lens. Educational Philosophy and Theory, v. 46, n. 2, p. 148–161, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).