A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial

Autores

  • Daniel Santos Braga Professor do Centro Universitário Newton Paiva. Doutorando em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-5075-4570
  • Túlio César Dias Lopes

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.26393

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, organismos multilaterais, financiamento da educação, capitalismo

Resumo

Este artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Professor do Centro Universitário Newton Paiva. Doutorando em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor no Centro Universitário Newton Paiva e Professor Substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em 'Educação: Conhecimento e Inclusão Social' pela UFMG com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Graduado em Pedagogia no segundo semestre de 2016. Graduado em História no segundo semestre do ano de 2008. Experiencia docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Áreas de interesse: Valorização de Professores; Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Associativismo e Sindicalismo Docente; História. Administração e gestão pública

Túlio César Dias Lopes

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), Especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais.Tem experiência nas áreas de História e Atualidades, com ênfase em História do Brasil República, Ensino de História e Prática do Ensino de História. Atuou como professor de História na rede pública estadual e municipal (Contagem) no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adulto, em cursos preparatórios para o ENEM e no Ensino Médio, em escolas estaduais. Atuou como professor de História e Atualidades (2008 a 2011) no Projeto Pleno Viver - Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves - Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi Professor de História da Educação e História e Cultura Afro-brasileira no Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Ibirité (2013-2017). Foi professor substituto no curso de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM-Campus Diamantina (2017). Doutorando do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG (2018)

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Braga, D. S., & Lopes, T. C. D. (2019). A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 17–27. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.26393