Jovens da EJA na "ilha da magia”: condições de trabalho, educação e migração

Autores

  • Mariléia Maria da Silva UDESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.26110

Palavras-chave:

EJA, Trabalho, Migração, Escola

Resumo

O artigo analisa os resultados de uma pesquisa sobre as condições de trabalho para os jovens da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no município de Florianópolis, no período de 2014-2015, tendo como ponto de partida as relações entre a escola e o trabalho. Desmitifica o constructo da “Ilha da Magia” e problematiza a noção de inclusão social como solução aos problemas que são de ordem estrutural do capital. Discute o perfil dos jovens matriculados na EJA em Florianópolis. Finalmente, aponta para uma breve reflexão sobre o fenômeno da migração como um dos elementos fundamentais a caracterizar a condição da classe trabalhadora na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Mariléia Maria da Silva, UDESC

Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Educação e vinculada ao departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação ( Faed/UDESC)

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Silva, M. M. da. (2019). Jovens da EJA na &quot;ilha da magia”: condições de trabalho, educação e migração. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 162–171. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.26110