O percurso da classe trabalhadora: um materialismo geográfico na obra engelsiana
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.39230Palavras-chave:
Engels, Materialismo histórico, espaço, metodologia, classe trabalhadoraResumo
O artigo debate a originalidade dos textos de Engels para a construção do materialismo histórico e sua atualidade para o entendimento de questões classistas. Percorre algumas de suas obras e explora as contribuições sobre questões espaciais a partir de um duplo ponto de vista. Primeiramente, seus conteúdos históricos sobre a urbanização capitalista industrial que influenciam inúmeras obras atuais; em segundo lugar, sua contribuição metodológica estruturante para a demarcação da teoria social classista, também presente em Marx, e que pode ser considerada como um materialismo geográfico. Este conteúdo e metodologia seguem atuais no debate sobre a definição da classe trabalhadora contemporânea.
Downloads
Referências
ARANTES, O. VAINER, C. MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis:Editora Vozes, 2000.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2007.
ENGELS, F. Discurso diante do túmulo de Karl Marx (1883). In: MARX, K. ENGELS, F. História, natureza, trabalho e educação. São Paulo: Expressão Popular, 2020.p.33-35
ENGELS, F. Sobre a questão da moradia. São Paulo: Boitempo, 2015.
ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876). In: MARX, K. ENGELS, F. História, natureza, trabalho e educação. São Paulo: Expressão Popular, 2020.p.421-435)
ENGELS, F. Uma breve biografia de Karl Marx. São Paulo: Boitempo, 2019.
GABRIEL, M. Amor e capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política, livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013
MATTOS, M. A classe trabalhadora de Marx ao nosso tempo. São Paulo: Boitempo, 2019
SANTOS, M. O Centro da cidade do Salvador. São Paulo: EDUSP, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).