NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores

  • Adriana Fatima Canova Motter Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24870

Palavras-chave:

Objetivação. Apropriação. Educação escolar.

Resumo

Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fatima Canova Motter, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professora da Educação Básica e da Sociedade Educacional de Três de Maio - SETREM, licenciatura em Pedagogia. Mestre em Geografia. Doutoranda em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. adrianafcmotter@gmail.com

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professora. Doutora em Educação do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Doutorado da Unesp. Bolsista Capes. marlif@unijui.edu.br

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Canova Motter, A. F., & Frison, M. D. (2018). NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(2), 91–103. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24870