A REVOLUÇÃO EDUCA

Autores

  • Vladimir Iilich Ulianov Lenin Marxist Internet Archive - MIA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.22302

Palavras-chave:

Política, Luta de Classes, Educação

Resumo

As divergências de opinião entre partidos políticos e no seu interior são em geral resolvidas pelo próprio correr da vida política e pelos debates teóricos. Em especial, sob a pressão dos acontecimentos, que desmentem os raciocínios errados e os privam da sua razão de ser, lhes retiram toda a actualidade, aqueles que defendiam essas opiniões passam a formas de luta válidas, e os desacordos sobre a táctica do Partido, isto é, sobre o seu comportamento político, são resolvidos na prática. Daqui não se segue, naturalmente, que as divergências de princípio nas questões de táctica não exijam clarificações de princípio, as únicas que podem manter o Partido à altura das suas convicções teóricas. Segue-se apenas que é necessário, tantas vezes quantas possível, submeter as decisões tácticas à contraprova dos novos acontecimentos políticos. Essa contraprova é necessária, tanto do ponto de vista da teoria como do da prática: da teoria, para nos convencermos pelos factos da justeza das resoluções adoptadas e darmo-nos conta das modificações que é preciso introduzir-lhes, em resultado dos novos acontecimentos políticos surgidos; da prática, para aprendermos a inspirar-nos verdadeiramente nessas resoluções, a vê-las como directivas destinadas a uma aplicação imediata e efectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Iilich Ulianov Lenin, Marxist Internet Archive - MIA

Membro fundador, principal teórico e dirigente do Partido Bolchevique. Dirigiu o partido e os sovietes à tomada de poder na Revolução Russa de 1917. Fundou a Internacional Comunista, identificou o Imperialismo como fase superior do Capitalismo e enfatizou o papel do partido como vanguarda da revolução.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Lenin, V. I. U. (2017). A REVOLUÇÃO EDUCA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 284–290. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.22302

Edição

Seção

Clássico/Documentos