EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL

Autores

  • Roberto Leher Faculdade de Educação da UFRJ
  • Paolo Vittória Faculdade de Educação da UFRJ
  • Vania Cardoso Motta FE - PPGE / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21792

Palavras-chave:

conjuntura político partidária, neoconservadorismo, políticas públicas da educação brasileira, mercantilização da educação

Resumo

O artigo apresenta, de um modo esquemático, o contexto da conjuntura no qual ocorrem as novas orientações para a educação. Indica, na primeira seção, o que os autores consideram as principais nervuras da crise que levou a debacle do governo do PT, que envolve a restauração do padrão de acumulação semelhante ao da ditadura empresarial-militar.  A seguir, discute as principais alternações nas políticas para a educação básica e superior no contexto da ofensiva neoconservadora que encaminha um processo de intensificação da mercantilização da educação em meio às crises políticas e econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Leher, Faculdade de Educação da UFRJ

Professor Titular de políticas públicas em educação da Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador do CNPq, bolsista Cientista de Nosso Estado da FAPERJ, colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes e Reitor da UFRJ.

Paolo Vittória, Faculdade de Educação da UFRJ

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vania Cardoso Motta, FE - PPGE / UFRJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Doutora em Serviço Social. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Leher, R., Vittória, P., & Motta, V. C. (2017). EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 14–24. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21792