NOTAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL EM CONTEXTOS DE IMPERIALISMO

Autores

  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira Universidade Tuiuti do Paraná
  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21633

Palavras-chave:

notas sobre desenvolvimento, educação superior, imperialismo.

Resumo

Este texto é dedicado a notas sobre desenvolvimento e educação superior no Brasil no contexto do imperialismo. Considera-se o conceito de imperialismo, surgido da análise da estrutura econômica capitalista efetuada pelos socialdemocratas ao final do século XIX e divulgado a partir do ensaio popular de Lenin (1980): O Imperialismo, fase superior do capitalismo para designar o domínio econômico instituído a partir do desenvolvimento do capitalismo monopolista no contexto da expansão mundial da economia. Porém, atenta-se para as suas características pós Segunda Guerra Mundial, muito mais se efetivando pelo domínio econômico e ideológico do que pela posse de grandes extensões de terras por parte dos grandes monopólios e Estados que os representam. Neste cenário tomam dianteira os Estados Unidos da América do Norte. Por sua vez, o Brasil apresenta características especificas, a relação de dependência com o capitalismo estrangeiro gerou uma burguesia nacional que sempre contou com o Estado para consolidar seu poder econômico, social e político. Não foi diferente durante os governos do Partido dos Trabalhadores, analisados, a despeito dos debates a favor ou contra, como promotores de um projeto desenvolvimentista e ou neo desenvolvimentista. Neste cenário o ensino superior tendeu a ser de inserção social a partir de qualificação em nível tecnológico, de graduação e de pós-graduação, de mão-de-obra para a recomposição da divisão social do trabalho, sob o impulso de políticas como FIES, PROUNI e REUNI. As forças sociais que promoveram o impeachment em 2016, tem forte acento anti popular e realizam aperto e ajustes fiscais que sufocam as universidades públicas e os seus professores, abrindo novos tempos de lutas e resistências. Cabe apontar a necessidade de se entender melhor as articulações do capital e seu assalto à educação nomeadamente as trincheiras da “escola sem partido” que é fruto de uma ideologia conservadora que pretende eliminar dos quadros da escola pública o pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade de Coimbra (1976), mestrado em Metodologia de Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste em convenio com a UNICAMP(1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2007). Atualmente é professor da Rede Pública de Ensino, professora de ensino superior da Fundação Universidade do Contestado - Campus Curitibanos e Campus Caçador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história, educação, ensino, pesquisa e escola.

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba

Professora de filosofia política e de estética da UFPR; atualmente docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UTP de Curitiba; Pós-doutorado em Educação na UNICAMP.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Rodrigues Pereira, M. de F., & Schlesener, A. H. (2017). NOTAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL EM CONTEXTOS DE IMPERIALISMO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 37–49. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21633