O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESTADUAL PAULISTA

Autores

  • Raquel Sanzovo Pires de Campos Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.18341

Palavras-chave:

Ensino Médio, Pedagogia Histórico-crítica, Educação Escolar, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo buscou promover um resgate histórico do Ensino Médio no Brasil e a situação atual deste nível de ensino perante o contexto liberal considerando índices, avaliações, leis e demais determinantes nacionais e internacionais em que o mesmo se insere. No mesmo caminho, analisa-se o contexto do Ensino Médio público do estado de São Paulo e seus determinantes; sendo possível verificar como as concepções pedagógicas reformistas, pluralistas e espontaneístas representadas pelas pedagogias “do aprender a aprender” são, ao mesmo tempo, reflexo e pilares desta conjuntura capitalista de adaptação e exploração.

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Biografia do Autor

Raquel Sanzovo Pires de Campos, Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bióloga, Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação para a Ciência o pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e professora de Ciências e Biologia na rede pública paulista.

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Publicado

2017-05-30

Como Citar

Campos, R. S. P. de. (2017). O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESTADUAL PAULISTA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 122–131. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.18341