EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS

Autores

  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos
  • Flávio Reis dos Santos UEG
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18245

Palavras-chave:

Direito à Educação. Movimentos Sociais. Políticas de Educação.

Resumo

O propósito deste estudo é apontar o papel desempenhado pelos movimentos sociais brasileiros na defesa do direito de acesso e permanência na escola das populações rurais, por meio da formulação e implantação de políticas de educação do e no campo. Optamos por empreender uma pesquisa bibliográfica e concentramos as nossas investigações e análises centrais nos escritos de Arroio (2005), Duarte (2008), Molina (2008), Caldart (2008), Molina e Jesus (2010), Hage (2014), em diversos documentos oficiais do governo brasileiro e nos relatórios dos Fóruns Nacionais de Educação do Campo (2012; 2013). O êxito dos movimentos sociais para o estabelecimento e desenvolvimento da educação do e no campo é constatado, porém, boa parte das políticas praticadas pelo Estado evidencia a distância entre a forma de implementação da política e a essência das reivindicações realizadas pelos movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) , especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas (1995) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e Membro de corpo editorial da RECE. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Bezerra Neto, L., Santos, F. R. dos, & Bezerra, M. C. dos S. (2016). EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 89–99. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18245