EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS

Autores

  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos
  • Flávio Reis dos Santos UEG
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18245

Palavras-chave:

Direito à Educação. Movimentos Sociais. Políticas de Educação.

Resumo

O propósito deste estudo é apontar o papel desempenhado pelos movimentos sociais brasileiros na defesa do direito de acesso e permanência na escola das populações rurais, por meio da formulação e implantação de políticas de educação do e no campo. Optamos por empreender uma pesquisa bibliográfica e concentramos as nossas investigações e análises centrais nos escritos de Arroio (2005), Duarte (2008), Molina (2008), Caldart (2008), Molina e Jesus (2010), Hage (2014), em diversos documentos oficiais do governo brasileiro e nos relatórios dos Fóruns Nacionais de Educação do Campo (2012; 2013). O êxito dos movimentos sociais para o estabelecimento e desenvolvimento da educação do e no campo é constatado, porém, boa parte das políticas praticadas pelo Estado evidencia a distância entre a forma de implementação da política e a essência das reivindicações realizadas pelos movimentos sociais.

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Biografia do Autor

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) , especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas (1995) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e Membro de corpo editorial da RECE. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Bezerra Neto, L., Santos, F. R. dos, & Bezerra, M. C. dos S. (2016). EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 8(2), 89–99. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18245