TRABALHO E CARREIRA DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Elen de Fátima Lago Barros Costa INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Palavras-chave:

Trabalho docente, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais.

Resumo

O objeto desta tese é o trabalho docente no campo da educação profissional, mais especificamente, as mudanças ocorridas no trabalho e na carreira do professor nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET’s), criados no Brasil a partir do ano de 2008. Tem como objetivo analisar as mudanças na carreira e no trabalho docente nos IFET’s, após a criação/expansão da nova Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), iniciada no país, a partir do segundo mandato do Governo de Luiz  Inácio Lula da Silva, e consolidada no governo de Dilma Rousseff. Como campo empírico, foi definido o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mais precisamente os três campi da capital do Estado. Inferiu-se, preliminarmente, que a expansão da EPT, adotada no Brasil, a partir do segundo mandado do Governo de Lula e até os dias atuais, segue algumas singularidades, caracterizadas por um processo de certificação em massa dos “invisíveis do Lula”, ou seja, uma grande parcela da classe trabalhadora de baixa escolaridade e/ou qualificação profissional. E, neste sentido, defendeu-se a tese de que esta transformação da RFEPCT e a rapidez desta expansão acarretaram mudanças no trabalho/carreira do professor no que diz respeito à forma de fazer ciência, no desenvolvimento de suas atividades profissionais e na sua jornada de trabalho. Para confirmar tal hipótese e partindo do pressuposto de que a organização da produção no modo capitalista é marcada por aspectos contraditórios, esta pesquisa valeu-se do materialismo histórico dialético, em particular, do que expressam os estudos de Marx e autores da atualidade de matriz marxista, por acreditar que este referencial trará o suporte necessário para que esta aparência fenomênica e contraditória seja desvelada. Concluiu-se que a política de expansão dos IFET’s é uma política de governo e que a política de educação profissional e tecnológica no Brasil é uma política de Estado, historicamente voltada para a formação aligeirada da classe trabalhadora; que a criação e expansão dos IFET’s deu-se de maneira desordenada para atender aos interesses do capital, principalmente, nas regiões do norte e nordeste do país e nos grandes centros urbanos, com claro propósito de qualificação, através de “cursos de bolso” nos moldes do Sistema S, ou seja, é a senaização no âmbito federal; que esta expansão modifica a natureza do trabalho docente nestas instituições, assim como, trouxe intensificação e precarização. Sendo que, com algumas peculiaridades, visto que os impactos são diferenciados de acordo com as carreiras existentes na instituição: Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/EBTT e Magistério Superior/MS. No que concerne a intensificação, a carreira EBTT sofreu maiores impactos, visto que estes docentes atuam em todos os níveis em modalidades de ensino da instituição, trazendo impactos na relação força de trabalho/alunos e carga horária. Quanto a precarização, ambas carreiras foram afetadas, sendo que em termos de infraestrutura e natureza do trabalho o impacto é o mesmo para as duas carreiras, entretanto, quanto a legislação a carreira MS não tem as mesmas vantagens que a EBTT, sendo, portanto, mais precarizada. Conclui-se afirmando que estas particularidades das carreiras afetam, sobremaneira, a condução dos trabalhos administrativo-pedagógicos da instituição.

 

Palavras-chave: Trabalho docente; Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen de Fátima Lago Barros Costa, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade CEUMA (1993). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - área de concentração em Estado e Gestão Educacional (2002). Doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar - área de concentração Estado, Política e Formação Humana (2016). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológica do Maranhão/IFMA, atuando nas Licenciaturas da instituição. Líder do Grupo de Pesquisa – Estado, Trabalho e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR-MA; Grupo de Pesquisa GEPEC/UFSCAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Educação e Trabalho Docente; Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. E-mail: elen@ifma.edu.br

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Lago Barros Costa, E. de F. (2017). TRABALHO E CARREIRA DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 304–305. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18216

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos