REVISITANDO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPRESSÕES DE LIOFILIZAÇÃO E LUTA SEM CLASSES

Autores

  • Patrícia Correia de Paula Marcoccia Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18135

Palavras-chave:

Educação do Campo, Produção do Conhecimento, Liofilização.

Resumo

Este artigo revisita a produção do conhecimento da Educação do Campo e perscruta os eixos temáticos prevalentes em cada período de maneira a mapear o que na prática demandava reflexão dos pesquisadores dessa área de conhecimento. O procedimento utilizado neste estudo foi o da pesquisa bibliográfica. As produções revelam, de algum modo, a realidade contraditória do campo e a presença dos movimentos sociais de trabalhadores do campo. Todavia, trata-se de lutas sem classes e o conhecimento é reduzido às expressões fenomênicas, o que contribui para explicação liofilizada das relações de produção da vida e do conhecimento da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela UTP. Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: pa.tyleo12@gmail.com

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora na Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: maria.pereira@utp.br

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Marcoccia, P. C. de P., & Pereira, M. de F. R. (2016). REVISITANDO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPRESSÕES DE LIOFILIZAÇÃO E LUTA SEM CLASSES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 75–88. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18135