CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.18050Palavras-chave:
Conjuntura, Luta de Classes e EducaçãoResumo
Os artigos compilados neste Volume 8, N. 1 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate trazem reflexões sobre as determinações (e em certa medida, as refletem) e as possibilidades de movimento dos trabalhadores da educação em um quadro de crise sistêmica[i] e de caráter mundial do capitalismo, no qual, as relações nacionais e internacionais tornam-se extremamente complexas e desafiadoras para qualquer projeto de manutenção da hegemonia ou sua superação. Em que medida podemos evitar arrogar um artigo de fundo, que, para além de restringir-se à descrição burocrática do conteúdo do número, evitando isentar-se, ao menos pontue a conjuntura a que remetem (ou sobre que calam) os artigos aqui retratados? Desafia-mo-nos, sem a pretensão do esgotamento, a inventariar dados, referências, posições sobre o quadro de crise, com a angústia que marca nossas subjetividades – nestes tempos em que urge uma vanguarda que analise com atenção o quadro corrente e aponte a direção das lutas. Tempos em que há muito para prestar atenção nos movimentos de transformação em um modo de produção[ii] em crise.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).