CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO

Autores

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.18050

Palavras-chave:

Conjuntura, Luta de Classes e Educação

Resumo

Os artigos compilados neste Volume 8, N. 1 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate trazem reflexões sobre as determinações (e em certa medida, as refletem) e as possibilidades de movimento dos trabalhadores da educação em um quadro de crise sistêmica[i] e de caráter mundial do capitalismo, no qual, as relações nacionais e internacionais tornam-se extremamente complexas e desafiadoras para qualquer projeto de manutenção da hegemonia ou sua superação. Em que medida podemos evitar arrogar um artigo de fundo, que, para além de restringir-se à descrição burocrática do conteúdo do número, evitando isentar-se, ao menos pontue a conjuntura a que remetem (ou sobre que calam) os artigos aqui retratados? Desafia-mo-nos, sem a pretensão do esgotamento, a inventariar dados, referências, posições sobre o quadro de crise, com a angústia que marca nossas subjetividades – nestes tempos em que urge uma vanguarda que analise com atenção o quadro corrente e aponte a direção das lutas. Tempos em que há muito para prestar atenção nos movimentos de transformação em um modo de produção[ii] em crise. 

Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, UFBA

Dra. em Educação. Editora da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Coordenadora da Associação Brasileira de Educadores Marxistas

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2016). CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 8(1), 1–19. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.18050