O CONCEITO DE CIDADANIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
, Cidadania, T. H. Marshall, ensino de Sociologia, crítica marxista ao conceito liberal de cidadaniaResumo
Esta pesquisa procurou responder qual é a concepção de cidadania resultante do ensino de Sociologia na 3ª série do Ensino Médio oferecido pela rede estadual de São Paulo na região de Sorocaba-SP. O desiderato foi o de verificar se o material pedagógico destinado à Sociologia expõe a cidadania como um conceito formal, conforme a definição do liberal sociólogo T. H. Marshall. Ele parte do pressuposto de que existem classes sociais antagônicas e de que a luta pela conquista de direitos democráticos ocorre naturalmente, no quadro do evolutivo desenvolvimento histórico. Dentre os autores que usamos como referência, destacam-se os seguintes: o próprio Marshall, John Locke, Norberto Bobbio, Décio Saes, Newton Duarte, Ivo Tonet, Nilda Teves Ferreira, Marcos Francisco Martins, para citar os mais significativos neste trabalho. A revisão bibliográfica trabalhou com o conceito de cidadania a partir da etimologia, da perspectiva do materialismo histórico e dialético, da acepção liberal do conceito, assim como críticas ao conceito liberal. A pesquisa também apresenta um sucinto histórico do ensino de Sociologia no Ensino Médio e analisa como o conceito de cidadania é tratado nos livros didáticos, indicados pelo PNLD 2012 de Sociologia. No último capítulo da dissertação é apresentado o resultado do trabalho de campo, que consistiu em aplicação de questionários, a partir de perguntas abertas e fechadas, a cinco professores(as) de Sociologia da região de Sorocaba, assim como a vinte e sete alunos(as).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).