O CONCEITO DE CIDADANIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Ricardo Pereira da Silva Universidade Federal de São Carlos/ Campus de Sorocaba

Palavras-chave:

, Cidadania, T. H. Marshall, ensino de Sociologia, crítica marxista ao conceito liberal de cidadania

Resumo

Esta pesquisa procurou responder qual é a concepção de cidadania resultante do ensino de Sociologia na 3ª série do Ensino Médio oferecido pela rede estadual de São Paulo na região de Sorocaba-SP. O desiderato foi o de verificar se o material pedagógico destinado à Sociologia expõe a cidadania como um conceito formal, conforme a definição do liberal sociólogo T. H. Marshall. Ele parte do pressuposto de que existem classes sociais antagônicas e de que a luta pela conquista de direitos democráticos ocorre naturalmente, no quadro do evolutivo desenvolvimento histórico. Dentre os autores que usamos como referência, destacam-se os seguintes: o próprio Marshall, John Locke, Norberto Bobbio, Décio Saes, Newton Duarte, Ivo Tonet, Nilda Teves Ferreira, Marcos Francisco Martins, para citar os mais significativos neste trabalho. A revisão bibliográfica trabalhou com o conceito de cidadania a partir da etimologia, da perspectiva do materialismo histórico e dialético, da acepção liberal do conceito, assim como críticas ao conceito liberal. A pesquisa também apresenta um sucinto histórico do ensino de Sociologia no Ensino Médio e analisa como o conceito de cidadania é tratado nos livros didáticos, indicados pelo PNLD 2012 de Sociologia. No último capítulo da dissertação é apresentado o resultado do trabalho de campo, que consistiu em aplicação de questionários, a partir de perguntas abertas e fechadas, a cinco professores(as) de Sociologia da região de Sorocaba, assim como a vinte e sete alunos(as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira da Silva, Universidade Federal de São Carlos/ Campus de Sorocaba

Mestre em Teorias e Fundamentos da Educação pela UFSCar - Sorocaba, obteve o título em 2016. Ricardo Pereira da Silva possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais - Sociologia, Antropologia e Ciência Política - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara (2010). Quando mestrando em Educação, foi bolsista da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Campus de Sorocaba. O título da dissertação é "O Conceito de Cidadania no Ensino de Sociologia no Estado de São Paulo. Integrou o projeto de pesquisa "Ensino de Sociologia e Movimentos Sociais". Tem experiência de 2 anos e 4 meses como professor de Sociologia da rede oficial de Ensino do Estado de São Paulo. Atualmente vem pesquisando a teoria do Estado de Exceção através da perspectiva de Giorgio Agamben. O projeto de pesquisa que desenvolve no momento pretende verificar as imbricações entre política de direito à memória e criminalização da pobreza por meio de uma análise que se pauta pela noção de zona de indeterminação oriunda da teoria do estado de exceção de Giorgio Agamben. Busca-se demonstrar a profundidade e pertinência da relação entre estes fenômenos através de uma pesquisa bibliográfica e de uma investigação qualitativa sobre o Movimento Mães de Maio da Democracia Brasileira, este organizado por mães que perderam seus filhos, mortos pela polícia militar em maio de 2006.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Silva, R. P. da. (2017). O CONCEITO DE CIDADANIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 301. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17814

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos