A IDEOLOGIA DA ESCOLA NOVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: CRÍTICA À “EDUCAÇÃO SOB MEDIDA” DE INEZIL PENNA MARINHO

Autores

  • Ricardo Adriano de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.17532

Palavras-chave:

História da Educação no Brasil, Burguesia Industrial, Escola Nova, Inezil Penna Marinho.

Resumo

A presente pesquisa analisou o pensamento educacional de Inezil Penna Marinho e sua relação com a ideologia educacional no Brasil durante a década de 1940. Para tanto,  objetivou-se demonstrar os limites das propostas de ensino da educação física de Marinho em face do debate educacional ocorrido no período. O itinerário de Marinho, professor de Educação Física, que atuou como técnico em educação no Ministério de Educação e Saúde Pública, durante a década de 1940, e sua profícua obra sobre a Educação, justificam a escolha de suas ideias educacionais como objeto deste estudo. É possível apontar que o pensamento educacional de Marinho aproximou-se das ideias educacionais do movimento da escola nova, uma expressão da ideologia da burguesia industrial no Brasil, cuja proposta tem por perspectiva a formação diferenciada entre classes dirigentes e dirigidas na sociedade de classes capitalista no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Adriano de Andrade

Mestre em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Atualmente, Professor de Educação Física do Ensino Fundamenta I do município de Hortolândia/SP.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Andrade, R. A. de. (2017). A IDEOLOGIA DA ESCOLA NOVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: CRÍTICA À “EDUCAÇÃO SOB MEDIDA” DE INEZIL PENNA MARINHO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 193–201. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.17532