A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS PETISTAS: a inflexão da universidade ao capital

Autores

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Instituto Superior de Teologia Aplicada

Palavras-chave:

Educação Superior, Política Pública, Partido dos Trabalhadores.

Resumo

 

 

O referido trabalho tem como tema central a educação superior. Perfilou como objeto de investigação as políticas de educação superior implementadas pelos governos petistas. Optou-se por empreender a presente análise a partir da compreensão das transformações das concepções teórico-programáticas, bem como do próprio PT na lógica da ordem capitalista. Em acréscimo, este objetivo consiste em analisar o processo em que se deu a implementação das políticas para o ensino superior nos governos petistas, para isso, realizou-se um resgate histórico desde a fundação do Partido dos Trabalhadores, buscando, deste modo, desvelar o projeto estratégico do partido para o ensino superior o qual foi desencadeado através da reforma deste nível de ensino. Utiliza-se o referencial teórico metodológico do materialismo histórico-dialético para compreensão do fenômeno estudado. Optou-se por uma abordagem qualitativa, bem como um estudo bibliográfico e documental. Constatou-se que a reforma da educação superior empreendida pelo PT tem como eixo central a diluição das fronteiras entre o público e o privado, com a introdução de entes privados no setor público decorrendo num hibridismo institucional seja pela constituição de fundações privadas nas universidades públicas ou pela metamorfose das universidades em fundações de direito privada a partir da lógica da diversificação das instituições, que dão continuidade com o Plano Nacional de Educação (2014-2024), além da atenção na expansão do setor privado/mercantil do ensino superior e sua inserção no mercado de ações. Com isso, a pesquisa denota o não rompimento com o neoliberalismo por parte do governo Lula da Silva e Dilma Rousseff, bem como a compreensão que este governo atribui a educação superior como um promissor nicho mercadológico, estando assim em consonância com os preceitos dos organismos internacionais do capital financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Instituto Superior de Teologia Aplicada

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Integrante do Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis, Política e Educação (GTTPE). Professor do departamento de Educação Física do Instituto Superior de Teologia Aplicada.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

de Paula, A. S. do N. (2016). A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS PETISTAS: a inflexão da universidade ao capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 274. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17528

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos