EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO

Autores

  • Lana Cristina Barbosa instituto federal de ciências e tecnologias de Roraima
  • Bruna Ramos Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR
  • Clarice Goncalves Rodrigues Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR.
  • Virginia Marme da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.17288

Palavras-chave:

sociologia da educação, Sociologia política

Resumo


RESUMO

A finalidade deste trabalho foi de oportunizar a reflexão acerca da ideia produzida pela sociedade burguesa de que a dificuldade do ingresso da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho se justifica pela sua suposta improdutividade. O pressuposto metodológico do Materialismo Dialético e a crítica marxista respaldou a análise da realidade concreta do sistema metabólico do capital que tem demandado a dificuldade histórica da pessoa com deficiência intelectual em se colocar no mercado de trabalho. É lacônico a discussão a respeito da sua educação para que dessa forma possamos negar o critérios de eficiência e produtividade que respalda o arcabouço teórico da escola.

 

Palavras-chave: Improdutividade. Pessoas com deficiência intelectual. Legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Cristina Barbosa, instituto federal de ciências e tecnologias de Roraima

Discente do mestrado em Educação IFRR/UERR. Professora efetiva do IFRR da disciplina de Educação Especial.

Possui licenciatura em PEDAGOGIA com habilitação EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (1999), licenciatura em PEDAGOGIA com habilitação EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pela Universidade do Estado do Pará -UEPA(2000). É especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001), especialista em LIBRAS pelo IBPEX(2009), MESTRANDA EM EDUCAÇÃO (IFRR/UERR-2015). ATUOU POR QUATRO ANOS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA e ATUA DESDE 2002 NA DOCÊNCIA SUPERIOR. Atuou por seis anos como DOCENTE na Universidade Estadual de Roraima-UERR e por sete anos como ANALISTA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA pela secretaria de educação do estado de Roraima-SECD. PROFESSORA EFETIVA desde de 2008 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR nos cursos de nível superior. Tem vasta experiência na área de DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOLOGIA ESCOLAR com ênfase em EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ainda, LEGISLAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, atuando principalmente nos seguintes temas: MONOGRAFIA, MEMORIAL PROFISSIONAL, ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, ADAPTAÇÃO CURRICULAR, ASPECTOS PEDAGÓGICOS NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Bruna Ramos Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR

Profa. Dra. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação-UERR/IFRR, coordena a Pós-Graduação do IFRR Campus Boa Vista Centro

Clarice Goncalves Rodrigues Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR.

Discente do mestrado em Educação IFRR/UERR. Professora efetiva do IFRR da disciplina de História.

Virginia Marme da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR.

Discente do mestrado em Educação IFRR/UERR. Professora efetiva do IFRR da disciplina de psicologia

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Barbosa, L. C., Marinho, B. R., Rodrigues Alves, C. G., & da Silva, V. M. (2017). EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 266–275. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.17288