MARXISMO, LUTA DE CLASSES E OPRESSÕES: A EDUCAÇÃO EM QUESTÃO

Autores

  • Edna Bertoldo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17030

Palavras-chave:

Luta de classes. Classes sociais. Educação.

Resumo

O presente artigo busca responder à seguinte questão: nos dias atuais, a luta de classes pode ser analisada da mesma forma como Marx e Engels conceberam? No debate contemporâneo predomina a compreensão de que a análise marxiana da luta de classes, centrada no antagonismo entre burguesia e proletariado, precisa ser superada por ser insuficiente para explicar a problemática do mundo atual. Em contraposição a esta perspectiva, resgata-se a atualidade da concepção ontológica marxiana da luta de classes que ao partir da análise do capitalismo na sua essência, possibilita compreender que a superação das classes sociais, da luta de classes e, por conseguinte, da desigualdade na educação, só pode se efetivar com a transformação radical da sociedade.

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Biografia do Autor

Edna Bertoldo, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2016-07-04

Como Citar

Bertoldo, E. (2016). MARXISMO, LUTA DE CLASSES E OPRESSÕES: A EDUCAÇÃO EM QUESTÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 73–90. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17030