MARXISMO, LUTA DE CLASSES E OPRESSÕES: A EDUCAÇÃO EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17030Palavras-chave:
Luta de classes. Classes sociais. Educação.Resumo
O presente artigo busca responder à seguinte questão: nos dias atuais, a luta de classes pode ser analisada da mesma forma como Marx e Engels conceberam? No debate contemporâneo predomina a compreensão de que a análise marxiana da luta de classes, centrada no antagonismo entre burguesia e proletariado, precisa ser superada por ser insuficiente para explicar a problemática do mundo atual. Em contraposição a esta perspectiva, resgata-se a atualidade da concepção ontológica marxiana da luta de classes que ao partir da análise do capitalismo na sua essência, possibilita compreender que a superação das classes sociais, da luta de classes e, por conseguinte, da desigualdade na educação, só pode se efetivar com a transformação radical da sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).