CONSIDERAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE (NOS ESTADOS UNIDOS E BRASIL) E A FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL

Autores

  • João dos Reis Silva Junior UFSCar
  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17028

Palavras-chave:

economia financeirizada, cultura universitária, inovação tecnológica, papel do pesquisador

Resumo

O texto discute a atual cultura das universidades, expressão de reformas, políticas e programas para elas projetados e produzidos por intelectuais que ocupam posições centrais em órgãos de Estado e nas próprias universidades. Afirma que essa nova cultura é mundial, nomeadamente nos Estados Unidos, dissemina-se por muitos meios, mas, tendo como centro uma apologia da ideologia da eficiência, concretizado na diminuição do gap entre a ciência e a tecnologia, com a produção de inovações sociais e tecnológicas. Discute o novo tipo de conhecimento demandado, posto não mais por parâmetros exclusivamente científicos, mas também pela economia financeirizada. Expõe, ao final, a compressão temporal própria da sociedade atual e exigida pela economia mundial sob o predomínio do capital financeiro, afirmando a correlata compressão do tempo epistêmico e neurológico do pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Junior, UFSCar

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP); em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Universidade de Londres. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Visiting Professor na Mercer University (GA-US-2012-2014) e na Arizona State University (2014-2015). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador adjunto do Observatório da Educação (OBEDUC) “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”.

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Coordenadora da Rede Universitas/Br e do Observatório da Educação (OBEDUC) “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”.

Downloads

Publicado

2016-07-04

Como Citar

Reis Silva Junior, J. dos, & Mancebo, D. (2016). CONSIDERAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE (NOS ESTADOS UNIDOS E BRASIL) E A FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 91–100. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17028