ESCOLA E ESTRATÉGIA POLÍTICA NA ATUALIDADE DO MST

Autores

  • Caroline Bahniuk Universidade Federal de Santa Catarina
  • Célia Regina Vendramini

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16997

Palavras-chave:

Estratégia Política, Atualidade, MST, Escola.

Resumo

O artigo analisa a atualidade da educação escolar no MST. Destaca os limites e as potencialidades das escolas em relação à estratégia socialista, a partir da análise de algumas experiências escolares nas áreas de Reforma Agrária. A relação com o Estado, a formação omnilateral, a relação entre trabalho e educação, a atualidade, o conhecimento escolar, bem como a auto-organização dos estudantes e a organização dos educadores, foram dimensões elencadas na análise.  No contexto do capitalismo contemporâneo e da crescente mercantilização da educação concluímos que a relação entre escola e estratégia política no MST apresenta oscilações na direção da conservação e da transformação social.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Bahniuk, C., & Vendramini, C. R. (2016). ESCOLA E ESTRATÉGIA POLÍTICA NA ATUALIDADE DO MST. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 8(2), 5–27. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16997