AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.16987Palavras-chave:
Sociologia da EducaçãoResumo
Este artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo.
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