AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO

Autores

  • Franciele Soares dos Santos Universidade Federal de Pelotas-UFpel e Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Cecília Maria Ghedini Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.16987

Palavras-chave:

Sociologia da Educação

Resumo

Este artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Soares dos Santos, Universidade Federal de Pelotas-UFpel e Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste.

Cecília Maria Ghedini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Doutora pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste, campus de Francisco Beltrão/PR. Email: cemaghe@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

dos Santos, F. S., & Ghedini, C. M. (2017). AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 163–171. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.16987