EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.16622Palavras-chave:
Educação superior. Trabalho. Capital.Resumo
Este ensaio tem por objetivo subsidiar as reflexões sobre a relação existente entre capital, trabalho e educação superior. As questões fundamentais que norteiam a discussão são: qual o papel que a educação superior tem representado no atual contexto da sociedade capitalista? Como é possível pensar uma educação superior para além dos interesses do capital? Na primeira parte do trabalho fazemos uma discussão sobre a educação superior no contexto da sociedade capitalista, em seguida realizamos alguns apontamentos sobre como é possível pensar em uma educação para além dos interesses do capital. Entendemos que o advento do capitalismo e da sociedade de classes atribuiu novos sentidos à educação, sendo que a educação superior se tornou o espaço onde a cultura e os conhecimentos são transmitidos conforme as necessidades produtivas, mantendo e alimentando o sistema capitalista. É nesse contexto contraditório das relações sociais que pretendemos estabelecer uma breve reflexão sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).