EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?

Autores

  • Andreliza Cristina Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.16622

Palavras-chave:

Educação superior. Trabalho. Capital.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo subsidiar as reflexões sobre a relação existente entre capital, trabalho e educação superior. As questões fundamentais que norteiam a discussão são: qual o papel que a educação superior tem representado no atual contexto da sociedade capitalista? Como é possível pensar uma educação superior para além dos interesses do capital? Na primeira parte do trabalho fazemos uma discussão sobre a educação superior no contexto da sociedade capitalista, em seguida realizamos alguns apontamentos sobre como é possível pensar em uma educação para além dos interesses do capital. Entendemos que o advento do capitalismo e da sociedade de classes atribuiu novos sentidos à educação, sendo que a educação superior se tornou o espaço onde a cultura e os conhecimentos são transmitidos conforme as necessidades produtivas, mantendo e alimentando o sistema capitalista. É nesse contexto contraditório das relações sociais que pretendemos estabelecer uma breve reflexão sobre o tema.

 

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Biografia do Autor

Andreliza Cristina Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Pedagoga, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, membro do Grupo de Pesquisa “Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior” | POW1 e Pesquisadora da Rede Universitas/Br. E-mail: andrelizacsouza@gmail.com

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

Souza, A. C. (2016). EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 126–135. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.16622