A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE AJUSTE FISCAL

Autores

  • Maria José Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Lucia Ferreira da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Marci Batistão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.16565

Palavras-chave:

Democratização da educação, Luta de classes, Ajuste fiscal, Educação pública.

Resumo

A democratização da educação pública e gratuita ocupa a agenda das lutas pela educação a longa data. Diante disso o artigo tem por objetivo abordar a questão da democratização da educação, considerando o contexto da crise atual do capitalismo, que aponta para a necessidade de ajustes fiscais. Rememora a luta dos trabalhadores pela manutenção de seus direitos, no Estado do Paraná, tendo em vista as medidas de austeridade econômica. Utiliza a referência do materialismo histórico e como procedimento de estudo a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que a resistência dos trabalhadores traz o anúncio de mudanças qualitativas na sociedade e amplia a possibilidade de uma vida mais digna e justa para todos, o que não é possível enquanto persistir a sociedade de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (UNESP-Marília). Mestre em Educação (UEL). Pedagoga. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-gradução em Educação, na Universidade Estadual de Londrina.

Ana Lucia Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação (USP). Pedagoga. Docente do curso de Pedagogia - Universidade Estadual de Londrina.

Marci Batistão, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação (UEM). Mestre em Educação pela Universidde Estadual de Londrina. Pedagoga. Docente do Curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Ruiz, M. J. F., Silva, A. L. F. da, & Batistão, M. (2017). A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE AJUSTE FISCAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 132–141. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.16565