NOTAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CORPO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL

Autores

  • Hugo Leonardo Fonseca da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15871

Palavras-chave:

corpo, trabalho, formação humana

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre como a organização corporal humana sintetiza numerosas determinações que expressam a dinâmica contraditória entre humanização e alienação. Por meio do método ontológico-genético identifico e analiso como a organização corporal e a corporalidade humanas expressam mediações no processo de formação do indivíduo mediante a dialética entre objetividade e subjetividade constituída pelos elementos naturais condicionados às determinações sócio-históricas. O estudo aponta a necessidade de compreender a trajetória histórica da formação corporal humana no interior do processo de humanização da natureza por meio do trabalho, cujas expressões tendem constituir modos de educação em que o indivíduo estabelece uma relação consciente com o gênero humano mediado pela cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Fonseca da Silva, Universidade Federal de Goiás

Professor da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Ciências Sociais na Educação pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Silva, H. L. F. da. (2017). NOTAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CORPO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 237–247. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15871