CONTRADIÇÕES, MEDIAÇÕES E POSSIBILIDADES AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NOVA SOCIEDADE

Autores

  • Vicente Cabrera Calheiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15366

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, Educação Física, Escola, MST.

Resumo

Este texto analisa parte das contradições, mediações e possibilidades da prática avaliativa na Escola Estadual Nova Sociedade, tendo como foco central a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), do Regimento escolar e a observação de aulas de Educação Física. A escolha desta escola deu-se pelo fato de sua aproximação político-pedagógica ao projeto de educação construído pelo MST, tendo forte aproximação com o Projeto de Educação do Campo, sendo este, em tese, um contraponto ao projeto de Educação Rural, possuindo objetivos distintos frente o processo de educação e formação dos estudantes. A fim de compreender o conjunto de relações que permeiam o objetivo do estudo, empreendeu-se a realização de entrevistas com parte dos professores e de um questionário com os estudantes da turma observada. Centra-se o olhar na categoria avaliação por compreender que esta categoria é a mais decisiva para assegurar a função social que escola tem na sociedade capitalista. Nesta perspectiva, a escola tendo objetivos pautados no projeto de Educação do Campo, a avaliação será, em tese, distinta das práticas que promovem a seleção, hierarquização e exclusão dos estudantes do processo letivo, características avaliativas do Projeto de Educação Rural. Considera-se, por fim, que o movimento do capital se faz presente em todos os espaços e tempos pedagógicos, manifestando-se no projeto de educação e políticas públicas, na organização do trabalho pedagógico no âmbito do PPP e no interior da sala de aula, ao mesmo tempo que a resistência do MST, em geral, e deste professor, em particular, também existe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Cabrera Calheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Educação Física Escolar, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), inserido na Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (LEEDEF), pesquisando os temas: trabalho e educação, escola, educação física escolar, trabalho pedagógico e movimentos sociais. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, sendo integrante do Grupo Kairós. E-mail: vicocalheiros@gmail.com.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professora orientadora no Programa de Mestrado em EF da Universidade Federal de Santa Maria e professora de 3° Grau desta mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, epistemologia e formação. É coordenadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em EF- LEEDEF.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Calheiros, V. C., & Souza, M. da S. (2017). CONTRADIÇÕES, MEDIAÇÕES E POSSIBILIDADES AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NOVA SOCIEDADE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 202–216. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15366