A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade do Vale do Sapucaí
  • Lucelma Silva Braga Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14875

Palavras-chave:

Marxismo, Educação pública, Formação social

Resumo

Este artigo objetiva suscitar a reflexão acerca das contribuições de Florestan Fernandes ao pensamento marxista sobre a educação no Brasil, tendo como ponto de partida sua atuação nas lutas em defesa da escola pública no período entre 1980 a 1995. Neste momento histórico em que ele atuou ativamente como deputado constituinte, presidindo a comissão que discutiu o capítulo da educação da nova Constituição e participando dos debates sobre o projeto da nova LDB, suas formulações teóricas sobre o Brasil já se encontravam num alto grau de maturidade. Pretendemos mostrar que o lugar que a educação pública ocupa em seu engajamento político e em suas reflexões está articulada à sua interpretação acerca da formação social brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do mestrado em educação da Univas (Universidade do Vale do Sapucaí) Tem experiência na área de Educação e Economia, com ênfase em História da Educação e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação política, formação de professores, políticas educacionais, movimentos sociais, questão agrária, reforma agrária, pensamento brasileiro.

Lucelma Silva Braga, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: hegemonia, expansão, trabalho docente, resistência. Doutoranda em Educação pela FE - UNICAMP, com projeto em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) sobre a história da luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Rodrigues, F. de C., & Braga, L. S. (2015). A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 133–145. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14875