A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS: FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14873Palavras-chave:
Florestan Fernandes, educação brasileira, ideologia do modo de vida americanoResumo
O objetivo do trabalho é analisar as contribuições de Florestan Fernandes e de uma publicação da editorial Vitória, Educação norte -americana em crise (1956) cuja organização é de autoria da Federação Internacional Sindical de Ensino (F.I.S.E) . Para isso, de um lado será destacado o embate teórico de Florestan Fernandes à concepção de mudança social de Kilpatrick e ao enaltecimento do modo de vida americano presente produção de George S. Counts; de outro lado apresentar-se-á a análise dos capítulos do livro Educação norte-americana em crise (1956), cujo objetivo foi desmitificar os avanços da educação norte-americana. Os autores desenvolveram análises baseadas em fatos da sociedade americana para criticar as apologias ao estilo de “vida americano, democrático e livre”, alardeados para além do território norte-americano, pela política de Estado americano, pelas missões institucionais, pela propaganda, Filosofia pedagógica, pelas artes.Downloads
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