A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS)

Autores

  • Marcelo José de Souza e Silva Universidade Federal do Paraná e Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.14105

Palavras-chave:

Disciplinaridades, Ensino, Lógica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar, a partir do materialismo histórico-dialético e do entendimento de que a consciência e o ensino são engendrados a partir da realidade objetiva; que a disciplinaridade e seus diversos prefixos (inter, trans, multi, pluri, meta) constituem o que podemos chamar de ideário da disciplinaridade. Apesar de aparecerem com roupagens diferentes, constituem um mesmo processo, baseando-se em uma realidade fragmentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo José de Souza e Silva, Universidade Federal do Paraná e Universidade de São Paulo

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Medicina Preventiva; ênfase também na relação entre Trabalho e Educação na área da Saúde e nas contribuições provenientes das Ciências Sociais para a Saúde. Tem se dedicado à tradução do filósofo russo Evald V. Ilienkov, sendo o primeiro tradutor deste autor para o português. Atualmente é doutorando em Medicina Preventiva pela USP e professor temporário na UFPR.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Silva, M. J. de S. e. (2016). A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 173–183. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.14105