AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Robinson Barros Mendonça ESEF/UFPel
  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo ESEF/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.13859

Palavras-chave:

educação escolar, autonomia, democracia.

Resumo

O presente ensaio pretende discutir a autonomia e democracia na organização do trabalho pedagógico da escola pública a partir da compreensão da função social da escola na atualidade e das construções teóricas que rompem com o modelo de educação voltada ao mercado. A partir dos elementos apontados na discussão, O estabelecimento dos objetivos educacionais na escola são concebidos por mecanismos criados através das políticas educacionais de avaliação externa e do financiamento do sistema escolar brasileiro. Os professores são colocados à margem das definições a respeito do seu próprio trabalho na escola, o que se pode suscitar a respeito do alunado arrolado no contexto escolar a reproduzir e obedecer, sob o discurso propagado de que assim, se tornará mais crítico, autônomo e cidadão, no entanto, alienado do processo e do produto do seu trabalho, pois os objetivos do trabalho pedagógico respondem a interesses e demandas do capital e não dos sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robinson Barros Mendonça, ESEF/UFPel

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física - ESEF/UFPel. Atualmente é aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica pela mesma instituição. Possui experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do trabalho pedagógico, esporte escolar e métodos de ensino da EF.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Mendonça, R. B., & Frizzo, G. F. E. (2017). AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 153–162. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.13859