A ALIENAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRIZADA

Autores

  • Luciano d Escragnolle Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.13673

Palavras-chave:

Marx, Alienação, Financeirização

Resumo

O artigo se propõe a analisar a alienação marxiana, tendo como lócus de pesquisa as organizações contemporâneas. Será defendido o argumento de que a partir de um processo de financeirização, a organização seria conduzida à alienação, em um fenômeno que ultrapassa da pessoa física à jurídica. Nesta, a organização passa a não somente produzir e vender mercadorias, mas vender-se a si própria como uma mercadoria no mercado de capitais, potencializando a sua coisificação. Diante disso, o capital subsumiria seu próprio sistema mediador com o trabalho – a organização, que passaria a figurar simultaneamente como um agente “alienante” (em relação ao trabalhador) e “alienado” (em relação ao capital financeiro), em uma releitura do fenômeno da alienação no contexto da mundialização do capital e suas determinações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano d Escragnolle Cardoso

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho.

 

 

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Cardoso, L. d E. (2016). A ALIENAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRIZADA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 106–115. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.13673