CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13552Palavras-chave:
Sofrimento psíquico. Organização e condições de trabalho. Trabalho docente.Resumo
Apresenta o trabalho docente no ensino superior. Visa compreender a natureza das relações entre organização, condições de trabalho e sofrimento psíquico de professores universitários de duas instituições privadas de uma cidade de Minas Gerais. Estudo qualitativo incluiu pesquisa bibliográfica e de campo. Baseou-se em entrevistas semiestruturadas com 30 professores. O material foi submetido à análise de conteúdo. Constata-se a intensificação do trabalho docente, a precarização e a excessiva carga horária trazem implicações para a saúde mental e física do professor; embora o contrário, realização e prazer, também sejam verdadeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).