CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Autores

  • Vivian Jilou
  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13552

Palavras-chave:

Sofrimento psíquico. Organização e condições de trabalho. Trabalho docente.

Resumo

Apresenta o trabalho docente no ensino superior. Visa compreender a natureza das relações entre organização, condições de trabalho e sofrimento psíquico de professores universitários de duas instituições privadas de uma cidade de Minas Gerais. Estudo qualitativo incluiu pesquisa bibliográfica e de campo. Baseou-se em entrevistas semiestruturadas com 30 professores. O material foi submetido à análise de conteúdo. Constata-se a intensificação do trabalho docente, a precarização e a excessiva carga horária trazem implicações para a saúde mental e física do professor; embora o contrário, realização e prazer, também sejam verdadeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Jilou

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Especialista em Biologia Molecular e Biotecnologia (UNIFRAN), Graduada em Enfermagem (UNIUBE) e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UNIUBE). 

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba

Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP; doutora em Sociologia pela USP-SP e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. 

Downloads

Publicado

2015-11-10

Como Citar

Jilou, V., & Cecílio, S. (2015). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 233–241. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13552