ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.13178Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-crítica, abordagem crítico-superadora, materialismo histórico dialético.Resumo
O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).