MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH.

Autores

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.12962

Palavras-chave:

Marxismo, História

Resumo

O presente texto é parte de uma investigação teórica sobre a concepção de praxis apresentado em A Ideologia Alemã de 1845, relacionada com as Teses 1 e 3 das Teses contra Feuerbach. Nesses escritos Marx identifica a natureza social do trabalho a partir das relações históricas do homem com a natureza e com os outros homens. Trata-se de um escrito que efetua a análise do modo de produção capitalista efetivando a crítica ao pensamento hegeliano e aos pensadores pós-hegelianos no que se refere aos conceitos de ideologia e de alienação a fim de explicitar a noção de educação. A concepção de praxis explicitada por Marx tem uma natureza educativo intrínseca que se concretiza na  praxis revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), com um ano de pesquisa na Università degli Studi di Milano e Fondazione Feltrinelli. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Professora de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005 (aposentada). Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia política, Gramsci e Walter Benjamin.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Schlesener, A. H. (2015). MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 163–175. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.12962