Análise da Eficiência dos Gastos com Ensino Fundamental nos Municípios Potiguares

Autores

  • Márcia Laiza Alves Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Yuri Dantas dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0003-0608-7517

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.36055

Palavras-chave:

Educação, Eficiência, Ensino Fundamental, Rio Grande do Norte

Resumo

O setor público lida com recursos limitados e diante das demandas da população se faz necessário que a aplicação desses recursos seja eficiente. A busca da eficiência está em melhorar a relação resultados e custos, isto é, maximizar resultados e minimizar os custos. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a eficiência do gasto com ensino fundamental nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2015. Para esse fim, utilizou-se uma amostra de 110 municípios potiguares. Foram empregadas pesquisas descritiva, documental e quantitativa. Os resultados obtidos indicam que a aplicação de recursos não tem relação no rendimento obtido pelos alunos do ensino fundamental. Através do índice de eficiência desenvolvido neste trabalho, considerando indicadores de entradas e saídas, aponta-se o município de Ipueira como mais eficiente e o município de Guamaré como mais ineficiente.

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Biografia do Autor

Márcia Laiza Alves Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Ciência Contábeis (UERN).

Yuri Dantas dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Ciências Contábeis (UFPB).

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Fernandes, M. L. A., & Santos, Y. D. dos. (2023). Análise da Eficiência dos Gastos com Ensino Fundamental nos Municípios Potiguares. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2117. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.36055