Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser inédito, não estando sob avaliação para publicação e/ou publicado em outro veículo de divulgação. Consideram-se inéditos os trabalhos publicados em anais de eventos científicos, como congressos, seminários, simpósios. Neste caso, os autores devem informar em "Comentários ao Editor", indicando o nome do evento, edição, local e data de realização.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Estar alinhado ao Foco e Escopo do periódico e conter contribuição efetiva para a teoria e/ou prática contábil.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Sob hipótese alguma o manuscrito pode estar identificado, seja no corpo do texto ou em propriedades do arquivo.

  • O artigo deve apresentar referências recentes (últimos cinco anos).
  • Nas referências, há a indicação do DOI dos trabalhos citados e as URLs foram informadas quando necessário e estão todas atualizadas.
  • O artigo construído com séries históricas de dados (dados oriundos de fontes como Economática, IBGE, Datasus, por exemplo) deve estar atualizado até o ano mais recente de dados disponíveis ou com uma defasagem mínima possível e justificável.

  • O número de autores deve ser no máximo 5 (cinco) integrantes. (Para mais que cinco autores, mandar e-mail para rcufba@ufba.br com a justificativa para ser avaliada pelos editores).
  • Os autores com título de Doutor se comprometem a tornarem-se avaliadores da Revista de Contabilidade da UFBA, com envio limitado, sempre que possível, a um manuscrito por ano para avaliação (caso o autor ainda não seja avaliador da revista, clique aqui para efetuar a inscrição).
  • Ensaios teóricos deverão preferencialmente apresentar um nítido recorte teórico do problema de pesquisa, com respectiva revisão da literatura de acordo com o estado da arte, e, construir proposições que signifiquem um avanço na teoria abordada. Artigos apenas de revisão de literatura ou bibliométricos, sem a devida profundidade, não serão aceitos para publicação.

Diretrizes para Autores

1- Um mesmo autor somente pode ter um artigo publicado por ano na Revista de Contabilidade da UFBA (RCUFBA). Esta regra é aplicável independentemente da posição do indivíduo na autoria dos artigos.

2- As informações pessoais de todos os autores deverão estar preenchidas corretamente nos metadados da submissão, incluindo nome completo, endereço de e-mail, titulação, instituição de ensino, Identificador (ID) do ORCID, telefone de contato e endereço postal.

3- Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês.

4- Durante o processo de avaliação, caso haja necessidade, os editores e avaliadores proporão alterações aos autores, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações não forem realizadas a contento e no prazo estipulado, os avaliadores poderão rejeitar o artigo.

5- A responsabilidade da correção normativa e gramatical do texto é de inteira responsabilidade do autor. Caso necessário, a revista pode apontar falhas ou fazer alterações nos originais.

6- O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é verdadeira e que são responsáveis por eventuais plágios nos artigos publicados.

7- A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeter o manuscrito, deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

 

Para submissão de artigos à Revista de Contabilidade da UFBA recomenda-se que os autores verifiquem os critérios adotados pela revista. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

A Revista de Contabilidade da UFBA utiliza para citações e referências as normas da American Psychological Association (APA). Um breve resumo das normas da APA pode ser encontrado clicando aqui.

Atenção! Artigos submetidos com normas ABNT serão rejeitados sumariamente.

 

Os artigos deverão conter, no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas. A critério do Editor-Chefe, tendo em vista características do artigo e do nível de profundidade das análises realizadas, esse limite poderá ser aumentado.

 

Os artigos submetidos devem conter:

- Título: em português e em inglês, sem identificação dos autores;

- Resumo: no idioma do texto, com no máximo 250 palavras, em um único parágrafo;

- Palavras-chave: Na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área e, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

- Abstract: Versão do resumo na língua do texto, para o idioma inglês;

-Keywords: Até cinco descritores;

- O corpo do texto, seguido de suas referências.

 

Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word ou similar, com as seguintes especificações:

- Fonte: Times New Roman; tamanho 12 para textos e títulos de tabelas e 10 para as fontes e os textos de tabelas e figuras;

- Espaçamento: simples e sem espaço entre parágrafos;

- Alinhamento: justificado e recuo de 1,25 cm no início dos parágrafos;

- Paginação: Incluir o número de páginas no canto inferior direito do documento;

- Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;

- Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm);

- Tabela: apenas este termo deve ser utilizado no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com título, explicitando o que está sendo representado. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma APA. As tabelas devem ser editáveis;

- Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma APA;

- Fórmulas: devem permitir edição e não devem constar do texto como imagem;

- Citações: deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (para citações diretas), conforme normas da APA;

- Referências: As referências citadas ao longo de todo o artigo devem ser apresentadas no final do texto de acordo com as normas da APA, em ordem alfabética, com espaçamento simples, separadas por um espaço simples, com deslocamento na segunda linha de 0,75 cm e alinhamento justificado;

- Notas de rodapé devem ser evitadas. Quando a explicação de algum termo for indispensável e não puder ser inserida no texto, deve-se apresentá-la como nota de fim, após as referências.

Resenha

Esta seção se destina à divulgação de análises críticas, em forma de síntese, de obras contemporâneas relevantes para a área contábil e afins, tais como Economia, Administração, Direito e outras. Tais posicionamentos visam fomentar o interesse pela leitura das obras apresentadas.

Política de Privacidade

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