ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS COM ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS POTIGUARES
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.36055Palavras-chave:
Educação, Eficiência, Ensino Fundamental, Rio Grande do NorteResumo
O setor público lida com recursos limitados e diante das demandas da população se faz necessário que a aplicação desses recursos seja eficiente. A busca da eficiência está em melhorar a relação resultados e custos, isto é, maximizar resultados e minimizar os custos. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a eficiência do gasto com ensino fundamental nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2015. Para esse fim, utilizou-se uma amostra de 110 municípios potiguares. Foram empregadas pesquisas descritiva, documental e quantitativa. Os resultados obtidos indicam que a aplicação de recursos não tem relação no rendimento obtido pelos alunos do ensino fundamental. Através do índice de eficiência desenvolvido neste trabalho, considerando indicadores de entradas e saídas, aponta-se o município de Ipueira como mais eficiente e o município de Guamaré como mais ineficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.