Apoio à Gestão de Desempenho do Programa de Treinamento via Moodle: Escola de Administração Pública do Estado de Santa Catarina

Autores/as

  • BARBARA GONÇALVES AMARAL Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • SANDRA ROLIM ENSSLIN Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.47427

Palabras clave:

Avaliação de Desempenho, Gestão Pública, Programas de Treinamento, Abordagem Construtivista

Resumen

Esse artigo apresenta um modelo de avaliação de desempenho desenvolvido para avaliar o desempenho do programa de treinamento de uma escola de governo estadual para subsidiar a tomada de decisão dos gestores responsáveis. A metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista MCDA-C norteou a pesquisa. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os decisores da Diretoria da Escola de Administração Pública (DEAP), foram identificados 38 Elementos Primários de Avaliação-EPA. Esses foram desmembrados em 60 conceitos, que foram agrupados nas áreas de preocupação: Gestão da evasão; Temas dos cursos; Criação das parcerias; e Gestão interna. Para avaliar o desempenho do Programa de Treinamento da DEAP, foram construídos 39 descritores. O modelo foi considerado, pelos decisores da DEAP, legítimo ao contemplar suas preocupações e os aspectos ambientais que compreendem seu contexto de gestão. Em termos teóricos esta pesquisa demonstra a potencialidade dos dois instrumentos metodológicos utilizados para construção de conhecimento junto aos decisores e as pesquisadoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Abbad, G. S., Corrêa, V. P., & Meneses, P. P. M. (2010). Avaliação de treinamentos a distância: relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 11(2), 43-67.

Al-Athari, A., & Zairi, M. (2002). Training evaluation: an empirical study in Kuwait. Journal of European Industrial Training, 26(5), 241- 251.

Alvarez, K., Salas, E., & Garofano, C. M. (2004). An integrated model of training evaluation and effectiveness. Human Resource Development Review, 3(4), 385-416.

Costa, C. A. B. (1992). Structuration, construction et exploitation d'un modèle multicritère d'aide à la décision. (Tese de doutorado). Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa.

Birdi, K. S. (2005). No idea? Evaluating the effectiveness of creativity training. Journal of European Industrial Training, 29(2), 102-111.

Bititci, U., Garengo, P., Dörfler, V., & Nudurupati, S. (2012). Performance measurement: Challenges for tomorrow. International Journal of Management Reviews, 14(3), 305-327.

Bortoluzzi, S. C., Silva, M., R., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2013). Estruturação de um modelo de Avaliação de Desempenho para a gestão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 7(1), 36- 57

Camolesi, D., & Cremonezi, G. O. G. (2015). Avaliação dos programas de treinamento e mapeamento de competências em uma serventia prestadora de serviços públicos com administração privada. Revista Administração em Diálogo, 17(2), 185-210.

Carvalho, R. S., & Abbad, G. (2006). Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração contemporânea, 10(1), 95-116.

Coelho Junior, F. A., & da Silva Abbad, G. (2010). Construção e validação de uma escala de avaliação de impacto em profundidade de um treinamento a distância em uma organização do setor bancário brasileiro. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 16(1), 91-119.

Curado, C., & Teixeira, S. M. (2014). Training evaluation levels and ROI: The case of a small logistics company. European Journal of Training and Development, 38(9), 845-870.

Dias, D. M., & Guimarães, M. G. V. (2016). Avaliação do Impacto da Capacitação Profissional no Âmbito da Prefeitura de Manaus por meio da Aplicação do Modelo Impact. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 6(1), 200-222.

Ensslin, S. R., Amaral, B. G., Valmorbida, S. M. I., & Dutra, A. (2018). Public Management: Formation of a Constructivist Model to Support the Virtual School of Public Administration of Santa Catarina in Combating the Evasion of Distance Learning. Iberoamerican Journal Of Strategic Management (IJSM), 17(4), 90-110.

Ensslin, S. R., Ensslin, L., Imlau, J. M., & Chaves, L. C. (2014). Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre Avaliação de Desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), 52, 587-608.

Ensslin, L., Dutra, A., & Ensslin, S. R. (2000). MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. International Transactions in Operational Research, 7(1), 79- 100.

Getha-Taylor, H., Fowles, J., Silvia, C., & Merritt, C. C. (2015). Considering the Effects of Time on Leadership Development: A Local Government Training Evaluation. Public Personnel Management, 44(3), 295-316.

Ghosh, P., Joshi, J. P., Satyawadi, R., Mukherjee, U., & Ranjan, R. (2011). Evaluating effectiveness of a training programme with trainee reaction. Industrial and Commercial Training, 43(4), 247-255.

Grohmann, A., & Kauffeld, S. (2013). Evaluating training programs: Development and correlates of the Questionnaire for Professional Training Evaluation. International Journal of Training and Development, 17(2), 135-155.

Healy, P. (2001). Training and public sector reform: An integrated approach. Public Administration and Development, 21(4), 309-319.

Hillen, C., Laffin, M., & Ensslin, S. R. (2018). Proposições sobre formação de professores na área Contábil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(106), 1-30.

Honeycutt, E. D., & Stevenson, T. H. (1989). Evaluating sales training programs. Industrial Marketing Management, 18(3), 215-222.

House, R. J., & Tosi, H. (1963). An experimental evaluation of a management-training program. Academy of Management Journal, 6(3), 303-315.

Huque, A. S., & Vyas, L. (2008). Expectations and performance: Assessment of public service training in Hong Kong. International Journal of Human Resource Management, 19(1), 188-204.

Jeschke, K. C., Kines, P., Rasmussen, L., Andersen, L. P. S., Dyreborg, J., Ajslev, J., Kabel, A., Jensen, E., & Andersen, L. L. (2017). Process evaluation of a Toolbox-training program for construction foremen in Denmark. Safety Science, 94, 152-160.

Kirkpatrick, D. L. (1979). Techniques for Evaluating Training Programs. Training and Development Journal, 33(6), 78-92.

Kucherov, D., & Manokhina, D. (2017). Evaluation of training programs in Russian manufacturing companies. European Journal of Training and Development, 41(2), 119-143.

Kuprenas, J. A., Madjidi, F., & Alexander A. S. (1999). A Project Management Training Program. Journal of Management in Engineering, 15(6), 47-55.

Lee, C., Jean, D., Kim, W., & Lee, J. (2017). Evaluating Training for New Government Officials: A Case Study Using the Success Case Method. Public Personnel Management, 46(4), 419-444.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1-55.

Lingham, T., Richley, B., & Rezania, D. (2006). An evaluation system for training programs: A case study using a four-phase approach. Career Development International, 11(4), 334-351.

Lucas, R. I., Promentilla, M. A., Ubando, A., Tan, R. G., Aviso, K., & Yu, K. D. (2017). An AHP-based evaluation method for teacher training workshop on information and communication technology. Evaluation and Program Planning, 63, 93-100.

Mann, S., & Robertson, I. T. (1996). What should training evaluations evaluate? Journal of European Industrial Training, 20(9), 14-20.

Meneses, P. P. M., & Abbad, G. (2009). Proposta para desenvolvimento de modelos de avaliação da efetividade de programas de treinamento. RAC-Eletrônica, 3(1), 105-122.

Moffie, D. J., Calhoon, R., & O'brien, J. K. (1964). Evaluation of a management development program. Personnel Psychology, 17(4), 431- 440.

Muhaisen, A. S., & Asour, O. S. (2017). Developing and Evaluating Training Programs on Energy Efficient Building Design: The IUG Experience, Palestine. Journal of Engineering Research & Technology, 4(2), 43-47.

Neely, A., Gregory, M., & Platts, K. (1995). Performance measurement system design - A literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, 15(4), 80-116. Portal da DEAPVirtual. Recuperado de http://deapvirtual2.sea.sc.gov.br/. Portal do Servidor Público Estatual Estadual-SC Poder Executivo. Recuperado de http://www.portaldoservidor.sc.gov.br. Acesso em 19 de janeiro de 2018.

Rahim, S. A. (2017). Evaluation of the effectiveness of training programmes of Islami Bank Bangladesh Limited. Journal of Business and Retail Management Research, 11(3), 154-164.

Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Roy, B. (1993). Decision science or decision-aid science. European Journal of Operational Research, 66(2), 184-203.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.

Saunders, R. P., Evans, M. H., & Joshi, P. (2005) Desenvolvendo um plano de avaliação de processos para avaliar a implementação de programas de promoção da saúde: um guia prático. Prática de promoção da saúde, 2(6), 134-147.

Schröeder, C. D. S., Nakayama, M. K., Pilla, B. S., Haro, D. G., & Binotto, E. (2005). Sistemas de treinamento corporativo virtual: definindo critérios e indicadores de avaliação. Revista Eletrônica de Administração, 11(1), 1-24.

Sims, R. R. (1993). Evaluating public-sector training-programs. Public Personnel Management, 22(4), 591-615.

Steensma, H., & Groeneveld, K. (2010). Evaluating a training using the four levels model. Journal of Workplace Learning, 22(5), 319-331.

Suliyanto, W. N., & Setyawati, S. M. (2015). Training program evaluation on batik micro small medium enterprises (MSMEs): An analytical hierarchy process (AHP) method. International Business Management, 9(3), 251-257.

Tasca, J. E., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2012). A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública. Revista de Administração Pública, 46(3), 647-675.

Tasca, J. E., Ensslin, L., Ensslin, S. R., & Alves, M. B. M. (2010). An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, 34(7), 631- 655.

Tennant, C., Boonkrong, M., & Roberts, P. A. (2002). The design of a training programme measurement model. Journal of European Industrial Training, 26(5), 230-240.

Wang, G. G., & Wilcox, D. (2006). Training evaluation: knowing more than is practiced. Advances in Developing Human Resources, 8(4), 528-539.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

AMARAL, B. G., & ENSSLIN, S. R. (2021). Apoio à Gestão de Desempenho do Programa de Treinamento via Moodle: Escola de Administração Pública do Estado de Santa Catarina. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2106. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.47427