Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via Moodle: Escola de Administração Pública do Estado de Santa Catarina

Autores

  • BARBARA GONÇALVES AMARAL Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • SANDRA ROLIM ENSSLIN Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.47427

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Gestão Pública, Programas de Treinamento, Abordagem Construtivista

Resumo

Esse artigo apresenta um modelo de avaliação de desempenho desenvolvido para avaliar o desempenho do programa de treinamento de uma escola de governo estadual para subsidiar a tomada de decisão dos gestores responsáveis. A metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista MCDA-C norteou a pesquisa. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os decisores da Diretoria da Escola de Administração Pública (DEAP), foram identificados 38 Elementos Primários de Avaliação-EPA. Esses foram desmembrados em 60 conceitos, que foram agrupados nas áreas de preocupação: Gestão da evasão; Temas dos cursos; Criação das parcerias; e Gestão interna. Para avaliar o desempenho do Programa de Treinamento da DEAP, foram construídos 39 descritores. O modelo foi considerado, pelos decisores da DEAP, legítimo ao contemplar suas preocupações e os aspectos ambientais que compreendem seu contexto de gestão. Em termos teóricos esta pesquisa demonstra a potencialidade dos dois instrumentos metodológicos utilizados para construção de conhecimento junto aos decisores e as pesquisadoras.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

AMARAL, B. G., & ENSSLIN, S. R. (2021). Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via Moodle: Escola de Administração Pública do Estado de Santa Catarina. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2106. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.47427