Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo

Autores/as

  • Daniel Jose Cardoso da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luiz Carlos Marques dos Anjos Universidade Federal de Alagoas
  • Andresson Fernandes Araújo dos Santos, Faculdade do Vale do Ipojuca, FAVIP, Brasil.
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i3.4720

Palabras clave:

Controladoria, Missão, Crenças e Valores, Varejo

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e evidenciar se os clientes de uma rede de varejo de grande porte do interior de Pernambuco percebem o cumprimento da missão, crenças e valores declarados por ela. O estudo dá ênfase às declarações organizacionais que têm relacionamento direto com os clientes. A investigação foi realizada com a aplicação de questionários (questões predominantemente fechadas), aplicados pelos pesquisadores, e estagiários da instituição estudada, que entrevistaram 1.252 clientes durante período de outubro à dezembro de 2008, em 13 lojas da rede. A pesquisa de campo abrangeu o agreste e sertão pernambucanos. O estudo revela que algumas variáveis apresentaram relação estatisticamente válida, indicando influenciar positivamente a decisão de comprar em lojas daquela organização. Para análise dos resultados o tratamento estatístico utilizado refere-se à análise descritiva dos dados obtidos na pesquisa de campo, com base na utilização de medidas de posição e dispersão e testes não-paramétricos. O teste estatístico preferencialmente utilizado para verificar possíveis relações entre as variáveis foi o qui-quadrado. O perfil médio dos componentes da amostra se caracteriza por ser, em sua maioria, maior de 26 anos de idade, mulher, recebe menos de cinco salários mínimos por mês e não têm curso superior. Foi constatado ainda que a maioria dos clientes não conhece a missão, crença e valores da empresa, entretanto os que conhecem conseguem perceber melhor o cumprimento das mesmas, bem como demonstraram maior fidelidade ao grupo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Jose Cardoso da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEAC)-UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Luiz Carlos Marques dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

FEAC-UFAL

Jeronymo José Libonati, Universidade Federal de Pernambuco

CCSA-UFPE

Publicado

2011-11-27

Cómo citar

Cardoso da Silva, D. J., dos Anjos, L. C. M., Araújo dos Santos, A. F., & Libonati, J. J. (2011). Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(3), 50–64. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i3.4720

Número

Sección

Artigos