Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo

Autores

  • Daniel Jose Cardoso da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luiz Carlos Marques dos Anjos Universidade Federal de Alagoas
  • Andresson Fernandes Araújo dos Santos, Faculdade do Vale do Ipojuca, FAVIP, Brasil.
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i3.4720

Palavras-chave:

Controladoria, Missão, Crenças e Valores, Varejo

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e evidenciar se os clientes de uma rede de varejo de grande porte do interior de Pernambuco percebem o cumprimento da missão, crenças e valores declarados por ela. O estudo dá ênfase às declarações organizacionais que têm relacionamento direto com os clientes. A investigação foi realizada com a aplicação de questionários (questões predominantemente fechadas), aplicados pelos pesquisadores, e estagiários da instituição estudada, que entrevistaram 1.252 clientes durante período de outubro à dezembro de 2008, em 13 lojas da rede. A pesquisa de campo abrangeu o agreste e sertão pernambucanos. O estudo revela que algumas variáveis apresentaram relação estatisticamente válida, indicando influenciar positivamente a decisão de comprar em lojas daquela organização. Para análise dos resultados o tratamento estatístico utilizado refere-se à análise descritiva dos dados obtidos na pesquisa de campo, com base na utilização de medidas de posição e dispersão e testes não-paramétricos. O teste estatístico preferencialmente utilizado para verificar possíveis relações entre as variáveis foi o qui-quadrado. O perfil médio dos componentes da amostra se caracteriza por ser, em sua maioria, maior de 26 anos de idade, mulher, recebe menos de cinco salários mínimos por mês e não têm curso superior. Foi constatado ainda que a maioria dos clientes não conhece a missão, crença e valores da empresa, entretanto os que conhecem conseguem perceber melhor o cumprimento das mesmas, bem como demonstraram maior fidelidade ao grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Jose Cardoso da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEAC)-UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Luiz Carlos Marques dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

FEAC-UFAL

Jeronymo José Libonati, Universidade Federal de Pernambuco

CCSA-UFPE

Downloads

Publicado

2011-11-27

Como Citar

Cardoso da Silva, D. J., dos Anjos, L. C. M., Araújo dos Santos, A. F., & Libonati, J. J. (2011). Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(3), 50–64. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i3.4720

Edição

Seção

Artigos