Gestão de relacionamentos pelos profissionais da contabilidade: análise da captação e manutenção de clientes no contexto brasileiro

Autores

  • Jenifer Cristina Silva Centro Universitário Estácio de Sá
  • Igor Pereira da Luz Centro Universitário Estácio de Sá Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rodrigo Rengel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0003-1767-1655

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.36164

Palavras-chave:

Contadores. Serviços contábeis. Captação de clientes. Manutenção de clientes. Gestão de Relacionamento.

Resumo

A pesquisa possui como objetivo evidenciar quais práticas são realizadas pelos profissionais contábeis para obtenção e manutenção de novos clientes. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva, tipo levantamento survey, e de abordagem quantitativa. A amostra final totalizou 165 respondentes. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados revelam que os contadores utilizam algumas práticas de marketing para auxiliar na captação de novos clientes, porém ainda não fazem o uso total dessa ferramenta a seu favor. Os achados ainda apresentam que a qualidade dos serviços prestados é primordial para a permanência dos clientes no portfólio dos prestadores de serviços contábeis. Entretanto, estes serviços de qualidade não apresentam tamanha necessidade aos clientes a ponto de estarem dispostos a pagarem qualquer quantia. Por fim, esta pesquisa contrasta achados de estudos anteriores que relatam preocupação dos contadores quanto sua imagem, ao demonstrar a falta de utilização de técnicas para aquisição/manutenção de clientes.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Silva, J. C., da Luz, I. P., & Rengel, R. (2021). Gestão de relacionamentos pelos profissionais da contabilidade: análise da captação e manutenção de clientes no contexto brasileiro. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2104. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.36164