Gestão de Relacionamentos pelos Profissionais da Contabilidade: Análise da Captação e Manutenção de Clientes no Contexto Brasileiro

Authors

  • Jenifer Cristina Silva Centro Universitário Estácio de Sá
  • Igor Pereira da Luz Centro Universitário Estácio de Sá Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rodrigo Rengel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0003-1767-1655

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.36164

Keywords:

Contadores. Serviços contábeis. Captação de clientes. Manutenção de clientes. Gestão de Relacionamento.

Abstract

A pesquisa possui como objetivo evidenciar quais práticas são realizadas pelos profissionais contábeis para obtenção e manutenção de novos clientes. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva, tipo levantamento survey, e de abordagem quantitativa. A amostra final totalizou 165 respondentes. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva. Os resultados revelam que os contadores utilizam algumas práticas de marketing para auxiliar na captação de novos clientes, porém ainda não fazem o uso total dessa ferramenta a seu favor. Os achados ainda apresentam que a qualidade dos serviços prestados é primordial para a permanência dos clientes no portfólio dos prestadores de serviços contábeis. Entretanto, estes serviços de qualidade não apresentam tamanha necessidade aos clientes a ponto de estarem dispostos a pagarem qualquer quantia. Por fim, esta pesquisa contrasta achados de estudos anteriores que relatam preocupação dos contadores quanto sua imagem, ao demonstrar a falta de utilização de técnicas para aquisição/manutenção de clientes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Bloom, P. N., Kotler, P., & Hayes, T. (2002). Marketing de serviços profissionais. Editora Manole Ltda.

Cardoso, J. L., Souza, M. A., & Almeida, L. B. (2006). Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, 3(3), 275-284.

Cobra, M. (1995). Plano estratégico de marketing. Atlas. Cosenza, J. P. (2001). Perspectivas para a profissão contábil num mundo globalizado: um estudo a partir da experiência brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade, 30(130), 43-63.

Dias Filho, F. F., & Santos, V. (2013). A percepção dos profissionais contábeis de Belo Horizonte sobre a utilidade do marketing de serviços para os escritórios de contabilidade. Revista Mineira de Contabilidade, 3(51), 16-23.

Dimnik, T., & Felton, S. (2006). Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, organizations and society, 31(2), 129-155.

Drucker, P. F. (1995). Administrando em tempos de grandes mudanças. Cengage Learning Editores. Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

Hiroshi, S. (1998). Um plano de marketing para a contabilidade. Caderno de Estudos, (17), 01-16.

Hoffman, K. D., & Bateson, J. E. (2003). Princípios de marketing de serviços. Pioneira Thompson Learning.

Kitchenham, B. A., & Pfleeger, S. L. (2002). Principles of survey research part 2: designing a survey. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, 27(1), 18-20.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing. Laurindo, M. (2004). Marketing pessoal e o novo comportamento profissional. Ramalivros.

Lima, H. A., & Gomes Filho, A. G. (2019). Marketing Contábil: um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil. ID on line Revista de Psicologia, 13(43), 62-75.

Lovelock, C. H., & Wirtz, J. (2008). Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. Pearson Prentice Hall.

Magalhães, M. D. R. A., Crnkovic, L. H., & Moretti, S. A. (2009). Importância do Marketing de relacionamento para a melhoria do atendimento e da vantagem competitiva nos serviços médicos privados. Revista Brasileira de Marketing, 8(1), 70-92.

Morais, F. R., & da Souza, W. S. (2015). A Importância do Marketing na Percepção de Estudantes de Graduação e Profissionais da Área Contábil. Revista Organizações em Contexto, 11(21), 73-100.

Moreira, J. C. T., Pasquale, P. P., & Dubner, A. G. (2003). Dicionário de termos de marketing: definições, conceitos e palavras-chaves de marketing, propaganda, pesquisa, comercialização, comunicação e outras áreas correlatas a estas atividades Júlio César Tavares Moreira, Perrotti Pietrangelo Pasquale, Alan Gilbert Dubner. Atlas. Nogueira, F. Marketing Pessoal: Conhecimento, Relacionamento, Estilo, Comunicação e Imagem. Edição CH–Consulting House. Fita de Vídeo.

Oliveira Reis, A., Sediyama, G. A. S., de Souza Moreira, V., & Moreira, C. C. (2015). Perfil do profissional contábil: habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, 12(25), 95-116. Ott, E., & Pires, C. B. (2008). Um estudo sobre o Mercado de trabalho para contadores na região metropolitana de Porto Alegre–RS. Anais doEncontro da Anpad-EnAnpad, Rio de Janeiro, RJ, 32. Peleias, I. R., Guimarães, P. C., Silva, D., & Ornelas, M. M. G. (2008). Identificação do perfil profissiográfico do profissional de contabilidade requerido pelas empresas, em anúncios de emprego na região metropolitana de São Paulo. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, 5(2), 131-141.

Peleias, I. R., Hernandes, D. C. R., Garcia, M. N., & da Silva, D. (2007). Marketing contábil nos escritórios de contabilidade do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios-RBGN, 9(23), 61-77.

Pereira, E. S., & Leite Filho, G. A. (2015). A influência do marketing no perfil do profissional contábil. Pensar Contábil, 5(15).

Prado, A. (2017). Marketing pessoal e profissional: a importância da imagem. Recuperado de https://noticias.cancaonova.com/brasil/marketing-pessoal-e-profissional-importancia-da-imagem>.

Ribeiro, M. A. (2007). O contador “profissional” e o contador “aplicado”. Revista Eletrônica do CRCRS, Rio Grande do Sul, (05).

Ritossa, C. M. (2009). Marketing pessoal: quando o produto é você. Editora Ibpex.

Santos, E. S., Carvalho, N., Maia, S., Souza, F. M. A., & Visentin, I. C. (2019). Estratégias de marketing no contexto da contabilidade. Humanidades e Tecnologia (FINOM), 16(1), 191-228.

Scarpin, M. A., Scarpin, J. E., & Calijuri, M. S. S. (2000). Marketing: Um instrumento para a valorização profissional. Anais de Congresso Brasileiro de Contabilidade, Goiânia, GO, Brasil,16.

Silva, M. V. M., Silva, M. A., & Prado, R. A. D. P. (2015). Marketing contábil: análise do uso das mídias sociais. Anais do Seminários em Administração – SEMEAD, São Paulo, SP, 18.

Silveira, A., Domareski, J. C., & Kato, H. (2007). Aplicação do marketing de relacionamento em agências bancárias no estado de Santa Catarina. Revista de Negócios, 7(1).

Tamer, C., Viana, C., Soares, L. A., & Lima, M. (2013). Perfil do profissional contábil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo no norte do Brasil. Revista Universo Contábil, 9(3), 143-162.

Tobias, L. M. M., & Nascimento, C. (2010). O perfil do profissional de Contabilidade à luz das demandas de mercado. Anais do Encontro Anual de Inscrição Científica, Ponta Grossa, PR, 19.

Tocha, R. (2017) Conquiste mais clientes com marketing contábil. Recuperado de https://www.nibo.com.br/wp-content/uploads/2017/10/GuiaConquiste-mais-clintes-com-o-markting-contabil-NIBO-1.pdf. Vaz, C. A. (2009). Google Marketing-O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Editora.

Published

2021-07-04

How to Cite

Silva, J. C., da Luz, I. P., & Rengel, R. (2021). Gestão de Relacionamentos pelos Profissionais da Contabilidade: Análise da Captação e Manutenção de Clientes no Contexto Brasileiro. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2104. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.36164