UMA EVIDENCIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ENSINO APLICADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • THULIO BUSTORFF FEODRIPPE DE OLIVEIRA MARTINS UFPB
  • SIMONE BASTOS PAIVA UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i1.13830

Palabras clave:

Ensino de Contabilidade, Didática, Técnicas de ensino, Docentes

Resumen

O estudo teve por objetivo evidenciar as técnicas de ensino aplicadas no processo de ensino-aprendizagem pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, na perspectiva dos alunos. Para tanto, procedeu-se a revisão da literatura referente ao ensino da Contabilidade e à Didática, e realizou-se uma pesquisa empírica junto a alunos que estavam cursando do quinto período letivo em diante no referido curso. Trata-se de um estudo exploratório, quantitativo, realizado através de um levantamento de campo. Os dados foram coletados com a aplicação de um questionário a 105 alunos, cujos resultados evidenciaram que no curso há predominância do uso de técnicas de ensino tradicionais, como a aula expositiva, apesar de os alunos sentirem-se mais motivados ao aprendizado diante de técnicas de ensino diversificadas, dinâmicas e inovadoras. Os resultados evidenciaram a necessidade de se repensar a prática docente no contexto do curso, levando-se em consideração o perfil de uma nova geração de alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

THULIO BUSTORFF FEODRIPPE DE OLIVEIRA MARTINS, UFPB

Graduado em Ciências Contábeis (UFPB).

SIMONE BASTOS PAIVA, UFPB

Doutorado e Mestrado em Administração. Graduação em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2016-03-02

Cómo citar

MARTINS, T. B. F. D. O., & PAIVA, S. B. (2016). UMA EVIDENCIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ENSINO APLICADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(1), 53–71. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i1.13830

Número

Sección

Artigos